O Brasil pode sediar o Super Mundial de Clubes 2029


 Interesse oficial da CBF

Em 20 de junho de 2025, o presidente da CBF, Samir Xaud, se encontrou com Gianni Infantino, presidente da FIFA, durante um evento em Miami. Nessa reunião, manifestou o interesse formal do Brasil em sediar o Super Mundial de Clubes 2029, destacando a capacidade de infraestrutura do país — reforçada pela experiência do Mundial Feminino realizado em 2027 — e a receptividade que o país oferece para grandes competições  .

Infantino recebeu bem a proposta, segundo a CBF, dizendo que “é totalmente possível” e informando que darão sequência ao processo  .

Concorrência pesada

O Brasil não está sozinho: Espanha, Portugal e Marrocos formam uma candidatura conjunta, motivada também pela preparação para a Copa do Mundo de Selecções 2030  . Além disso, os Estados Unidos também aparecem como prováveis candidatos, buscando manter o torneio em solo norte-americano, após sediar a edição de 2025  .

 Por que o Brasil faz sentido?

Infraestrutura: as sedes de 2014 e 2027 oferecem estádios de alta qualidade e logística já testada;

Experiência esportiva: o Mundial Feminino de 2027 reforçou a capacidade do país de promover eventos internacionais com bom retorno econômico e visibilidade;

Posição política: a candidatura é vista como um movimento de fortalecimento da relação entre CBF e FIFA, após atritos anteriores  .

 O formato do Super Mundial 2029

Segundo o planejamento atual da FIFA, a edição terá 32 clubes — 12 deles vindos da América do Sul (6 via Libertadores ou ranking)  . A competição deverá ocorrer entre junho e julho de 2029, servindo de prévia para a Copa de Selecções de 2030, com fases de grupos e mata‑mata intercontinental.

Próximos passos

Avaliação FIFA: técnicos e logísticos da FIFA podem visitar o Brasil para avaliar a proposta, similar ao que foi feito antes de 2027  .Comparativo de candidaturas: além de aspectos estruturais, serão considerados apoios políticos, envolvimento regional/parceiros e viabilidade financeira. Decisão oficial: a FIFA deve anunciar o país-sede em meados dos próximos anos, levando em conta sua estratégia esportiva global.

Adreano (cronista esportivo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário